Como dito foi,
a personalidade inteligente da
Criação, dupla é em
sua constituição, da alma sendo formada e de sua
envoltura, de cuja
reunião resulta assim o espírito. Palavra é vossa, a de astral e bem
poderíeis chamar-lhe astral à envoltura da alma. Ter-se-ia portanto a
alma com seu astral formando o espírito. A alma depois, por meio do seu
próprio astral, liga-se com um corpo material especialmente elaborado
para ela. Assim, o trabalho da vida na matéria, ao dar forma a um
organismo por meio das leis que ides estudando, põe ao serviço do
espírito um instrumento material, bom para sua obra no meio da matéria
mas ao qual ele mesmo deve ir aperfeiçoando, enquanto por outro lado
adquire o crescimento que por lei orgânica lhe corresponde. De tal modo
é o trabalho do espírito que
consegue moldar o corpo sobre si
mesmo,
de sorte que, intimamente unidos, resultam como a mão e a luva, sendo
que a luva não cresce e o corpo cresce e recebe o esforço do espírito
que lhe imprime, pouco a pouco, todas as aptidões necessárias para
todas as manifestações de que é capaz. Assim, portanto, o espírito
(já sabeis de alma e astral formado) vê-se estreitamente relacionado
com a vida dos sentidos, mediante os sentidos que lhe dá o corpo, e
estes sentidos o enriquecem com impressões sempre novas que formam o
cabedal para seu progresso no porvir. As particularidades, contudo, que estes fatos
comportam e as leis de que dependem, não é do encargo de Jesus
comunicar-vos.
Só lhe corresponde portanto a verdade dos fatos, como
acaba de ser dito e em poucas palavras também repetido o que segue:
Alma:
(1) princípio inteligente não individualizado, no sentido humano.
Astral:
(2) Não existe separadamente, somente existe como envoltura da
alma, a qual individualiza, no sentido humano.
Espírito:
(3) Personalidade
inteligente da Criação, composta da alma e de seu astral.
Homem: É a
união do espírito com uma envoltura material organizada, o que é o
mesmo que dizer que o homem resulta da união da alma com o corpo,
mediante o anel do astral.
O dito, certo é, de absoluta certeza, fora
de toda a religião ou doutrina humana. Assim, portanto, como a verdade
é, já antes foi revelada ao homem e o próprio Jesus fê-lo também,
porém os homens eram incapazes ainda de o compreender e resultaram
confusões de idéias por entenderem as cousas de modo diferente uns dos
outros, até moverem-se guerras entre si, as gentes, pela fé revelada,
que havia sido entretanto a mesma para todos.
Assim também se disse dos
nascimentos, que muitas vezes haviam de suceder para cada espírito,
até chegar a todas as cousas que o espírito possa alcançar, a
cúspide do melhor, "porque, como escrito está, quando
ressuscitarem dentre os mortos... são como os anjos que estão nos
céus".
Mas antes, como também se escreveu, "necessário vos
é nascer de novo, renascer e tornar a nascer". "O que é
nascido da carne, é carne; e o que é nascido do espírito, é
espírito", mas "não pode entrar no reino de Deus, senão o
que renascer de novo". Não vos maravilheis portanto do que já
antes vos disse: "Necessário vos é nascer outra vez". Mas
não façais questão de palavras que transformem o fundo das cousas.
Tendes assim, com as palavras escritas sobre o dito por Jesus, muitos de
vós alterado aquilo que Jesus disse, tanto que até o contrário uma cousa da outra resultou. A vida é uma,
costuma-se dizer, mas da vida da alma pensou-se falar, à qual servem as
vidas carnais como noites da alma, porquanto as faculdades da alma todas
embotadas se encontram, porque tudo percebe, não já com as suas
próprias faculdades, senão por meio do corpo. Assim também, se dais
à alma outro significado como alguns dão da própria manifestação da
vida da matéria, isto é, das simples manifestações de matéria
organizada, recordai que esse não é o significado que aqui lhe dou; e
se também à palavra espírito emprestais diferente maneira de
expressar, como a dos que querem ver nela somente o valor de uma força,
um princípio gerador, tendo também presente que não é isso o que
agora penso dizer, senão como disse; não é pois nas palavras, senão
no significado que lhes dou, que se deve dar atenção. Se em outras
ocasiões outro significado eu mesmo lhes dei, é no significado e não
nelas mesmas no que deveis o pensamento vosso deter, porquanto eu, de
vossa linguagem, só tenho o que me proporciona o cérebro humano que me
serve. O pensamento, a idéia, o ensinamento, a verdade, isso sim, de
Jesus é e de Deus vem.
Sabeis, pois, que a vida é da alma e as
existências carnais os meios de sua realização, com a ajuda do
trabalho que conduz à verdade e ao bem.
Tomais por trevas o que não
é: Assim, se disse que "no princípio havia trevas e o caos".
As trevas, portanto, são a negação, o que não é; e à medida que se
avança na existência, mais distantes se encontram os seres das trevas,
isto é, no meio de maior luz, porém é que também muito mais
sofreram, mais trabalharam, mais praticaram o bem e lições maiores
também colheram de sua experiência. Fugi pois, irmãos meus, das
trevas da alma, que são as únicas verdadeiras, e não olvideis que é
a bondade o que maior luz dá à alma.
A criatura humana, feita,
certamente como foi dito, à semelhança de Deus, o é justamente
por
sua essência divina, por sua alma imortal, não pela passageira e torpe
forma material que somente como provação lhe é dada e como
instrumento de seu adiantamento nas vias do Senhor que são as que, pela
luz, para a eterna luz, conduzem os filhos de Deus por ele criados para
compreendê-Lo e para amá-Lo, no meio da felicidade completa que
haveis, com segurança, de alcançar, pondo unicamente em prática
e de verdadeiro coração o que já vos disse: "Ama a Deus sobre
todas as cousas e ao próximo como a ti mesmo"; mas asseguro-vos
também que, quando tiverdes compreendido o sentido em toda a sua
pureza, e em toda a sua grandeza essa máxima, de tal modo que ela seja
essência de vossa própria essência, como Jesus sereis vós também e
à altura do Filho de Deus, filhos de Deus também sereis. Isto será
quando espíritos velhos já sobre a terra e todo o adiantamento nela
possível, vosso for e tampouco voltareis a ela com as cadeias da carne,
mas sim como espíritos livres e dominareis por cima dela, no meio do
etéreo ambiente de luz e de felicidade que de muito longe a envolve.
Podeis, portanto, grandemente encurtar o caminho e o tempo para o vosso
triunfo definitivo sobre a matéria, caminhando diretamente para o exato
cumprimento dessa máxima que tudo encerra e que é a religião única
que, trazida do céu, tenho querido e firmemente quero implantar em
vossa morada, para a salvação vossa e que nela unicamente haveis de
encontrar.
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(1) - Alma é o espírito ligado a um corpo humano.
(2) - Astral ou corpo
astral é o perispírito, dos espiritistas, segundo explica Allan Kardec
nos §§ 93 a 95 do Livro dos Espíritos. (3) - Espírito: - Alma livre
dos liames da matéria humana.